sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

E o dia 31 de Dezembro de 2010 finalmente chega. Vamos dizer que 2010 tinha tudo, tudo mesmo, para ser um ano excelente para o nosso Terra Encantada. As notícias eram maravilhosas, deixavam todos os “minhocas da Terra” animados com as grandes possibilidades. Vamos pegar um balão e dar um voo de recordações pelo universo encantado?

Logo no ínicio do ano, no dia 1º de Janeiro, é postado aqui no Terra Encantada Fã o clipe da artista Anna Rato, estrelando na Terra das Crianças a música “Tonta”.  Foi uma bela obra construída nessa área do parque dedicada as crianças, muito lindo mesmo! No dia 15 de Janeiro, tivemos o 12º aniversário do parque, que infelizmente passou em branco pela administração. Porém não passou em branco para nós do blog! Escrevemos um pequeno texto desejando que tudo fosse melhor em 2010 e que tivemos mais e mais anos de diversão. Mas ai já é outra história...

Em Fevereiro, lançamos o nosso FlogMe, serviço que você pode sempre conferir várias fotos selecionadas a dedo da nossa Terra Encantada e o Canal TEFã, no Youtube, onde você pode conferir os trabalhos já feitos no parque. Já deu uma conferida, né? Lançamos para você uma foto inédita, mostrando através de uma vista aérea, como era o parque nos seus primeiros dias. Que saudade daquela época. Tivemos novidades no Terra também! Era barracas de comida sendo inauguradas, pontos de fotos sendo pintados, Caravela tendo sua pintura reforçada, o parque iniciando propagandas online... Tudo parecia indicar que o TE estava ressurgindo. Infelizmente, tivemos em Fevereiro o fechamento do Palácio dos Espelhos e a parada do trem da Monte Makaya no lift, que foi flagrada por um leitor do Globo e causou revolta entre os cariocas, que achavam um absurdo o parque ainda estar aberto.

Logo em Março, tivemos mais uma triste notícia: O Portal das Trevas estava saindo da grade de atrações sem nenhuma explicação. Foram mais de 10 anos com essa atração na Terra Encantada. Pessoas que trabalhavam lá ficaram realmente sentidas com o fechamento. Porém em Abril, o clima alto astral voltaria. Tivemos inúmeras pinturas e reformas, sendo elas na Monte Makaya (respectivamente na descida) e em suas sapatas, no trem da montanha-russa Piuí, nos bancos espalhados pelo parque, nas barraquinhas da Terra das Crianças e na plataforma da Vitória Régia. Vale lembrar que as madeiras das Corredeiras estavam começando a ser trocadas! 

O começo de Maio foi assustador. Em uma reportagem publicada pela Veja Rio, era mostrado que escritórios iam tomar lugar do Terra Encantada. Felizmente, tudo foi desmentido e os tais escritórios ficarão ao redor do parque, não no lugar do parque.  Tivemos ainda os meses finais de Bela, a Feia, novela da Rede Record gravada na Rua Principal do Terra Encantada. A novela fez bastante sucesso e deixou saudades! E no finalzinho do mês, veio um boato que balançou com todos! A volta da torre de queda livre Cabhum, depois de 2 anos.

E veio Junho! Com uma visita ao parque, o nosso autor, Leonardo Henriques pôde ver a nova iluminação do Cabhum e sua nova gôndola prontinha para ser usada! Era mais um sinal da volta. Porém, no dia 2, tivemos a notícia que o Dia do Sonho, protagonizado pela ONG Sonhar Acordado, aconteceria no dia 19 de Junho, voltando a ser no parque como foi da primeira vez. No dia seguinte, veio a confirmação de um fato que ficará na história do Terra Encantada: o parque conseguiu trazer de volta o Cabhum! Apesar de estar apenas com uma gôndola operando, a torre fez sucesso de novo, e lotou nos seus primeiros dias de volta à ativa. E em uma visita ao parque, o nosso autor, Rafael Studart, constatou que a Corredeiras estava com um gerador novo. Só notícia boa, né galera? E não parou por aí: o astro teen Fiuk fez um ensaio fotográfico no Terra Encantada, o Tornado, depois de ter seu motor queimado, também voltou a funcionar, tivemos fotos do ex-Portal das Trevas fora que o Dia do Sonho foi o dia mais encantado naquele parque depois de 12 anos! Como as crianças se divertiram! Mas tudo tem um porém. E esse porém é um grande porém.

De noite, perto do fechamento do parque, a ajudante de cozinha Heydiara Lemos Ribeiro, de 61 anos, cai da altura de 10 metros da montanha-russa da Zamperla, Monte Aurora. Apesar do socorro do parque ter sido rápido, a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois. O parque todo estava desesperado com a situação e os dias seguintes não podiam ser piores. Primeiro, a confusão feita pelas emissoras de TV, que mostravam a Monte Makaya ao invés da Monte Aurora. Logo depois, perícias eram feitas pra saber o que tinham ocasionado o acidente. E já no meio dessa confusão toda, chegava fotos do fabuloso Dia do Sonho. Só que a nossa redação estava louca. Eram notícias e mais notícias, como denúncias de falhas na Monte Makaya, conflitos de informações, acusações entre o CREA e outras entidades de engenharia fora a repercussão do acidente internacionalmente. Até que veio a bomba: todos os brinquedos da Terra Encantada apresentavam falhas, já apresentadas por um ex-técnico, o que levou a interdição total do parque. Aconteceu mais jogos de empurra-empurra, com o parque se defendendo, alegando que Heydiara tenha desmaiado e escorregado e a perícia dizendo que foi uma falha mecânica, mais especificamente na trava da Monte Aurora. O resultado foi um dossiê sobre o Terra Encantada publicado no site de notícias G1 e a indiciação por homicídio culposo do diretor geral do parque, Marcus Vínicius Gomes dos Santos e do engenheiro, Arlen Sandeuscristo Simplício.

Passado alguns dias, em Julho, uma nova vistoria foi feita, e mesmo assim, o parque continuava fechado pela Defesa Civil e Ministério Público. A cidade do Rio de Janeiro estava oficialmente sem nenhum parque de diversões de grande porte. O site já tinha sido retirado do ar, e mais uma comprovação do fechamento era a retirada dos quiosques e lojas de alimentação do parque fora a demissão de todos os funcionários. Agosto começou com a postagem de fotos do Terra depois do acidente, mostrando que estava tudo como havia sido deixado. A equipe de Jardinagem continuava no parque, já que a grama estava sempre bem cortada. No mês de Setembro, recebemos mais fotos e mais um rumor que o Terra Encantada iria virar um complexo de prédios, dessa vez seria construído pela empreendedora Brookfield. Felizmente, nada foi confirmado. No final do mês, recebemos uma foto aérea do parque, mostrando que a água do lago estava barrenta e suja.

Durante Outubro, tivemos poucas postagens, porém importantes. Mais fotos atualizadas do parque foram publicadas, permitindo ver a antiga pintura do muro do Terra e uma notícia nada agradável. Era publicado que o Terra Encantada tinha sido multado em 52,2 mil reais, complicando a situação do parque. Já em Novembro, percebemos que se não fosse o acidente, a Rua Principal seria reformada, fora as inúmeras pistas de volta do parque, como instalação de novas câmeras de segurança e geradores. No dia 28/11, inauguramos um novo layout, mais jovem que agradou muitos de nossos leitores!

O último mês do ano, Dezembro, foi recheado de novidades. A BITCH, depois de algumas especulações, foi confirmada no Espaço Barra Show e trouxe o tema “O que se esconde atrás do espelho?” misturando fantasia e festa, sendo mais uma vez, um sucesso! Inovando sempre, o Terra Encantada Fã deu uma maior atenção as suas redes sociais e inaugurou uma área histórica, proporcionando ao leitor uma viagem no tempo, exibindo as diversas fases do parque e suas curiosidades. Já deu uma olhadinha né? Tivemos mais uma oportunidade de conferir fotos atualizadas de fora do parque e uma surpresa bem no finalzinho do ano: a atriz Ingrid Guimarães deu uma volta radical na Monte Makaya, interpretando sua personagem Alice, no filme de De Pernas pro Ar! É sempre bom ver a rainha das montanhas russas brasileiras na grande tela né?

O que será que 2011 reserva para nós fãs e para o Terra Encantada? 

2 comentários:

  1. Excelente retrospectiva!!
    Torço mto para o parque voltar a funcionar e se Deus quiser vai!!

    ResponderExcluir
  2. tbm torço muito p parque voltar!!! de verdade... continue postanto noticias

    ResponderExcluir