quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caso Encerrado: Diretor do Parque e Engenheiro são presos por homicídio culposo

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou dois engenheiros do Parque Terra Encantada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, por homicídio culposo - quando não há intenção de matar. Eles são acusados de permitirem o funcionamento da montanha-russa que causou a morte da ajudante de cozinha Heydiara Lemos Ribeiro, de 61 anos no dia 19 de junho. A denúncia foi feita na quarta-feira (23), mas a informação só foi divulgada nesta quinta-feira (24), pela assessoria do próprio MP-RJ.

De acordo com o MP, "os denunciados expuseram a integridade física dos frequentadores do parque a perigo direto e iminente". O MP informou ainda que o engenheiro diretor operacional e administrador, apesar de previamente informado das irregularidades pela supervisão de manutenção do parque, “poupando-se ao dispêndio com medidas necessárias à correta manutenção dos brinquedos, permitiu que a montanha russa funcionasse de modo inseguro”. Já o engenheiro mecânico "deixou de apontar falhas de manutenção e operação quando assinou o documento de responsabilidade técnica que viabiliza a autorização de funcionamento do parque, expondo os usuários ao risco de acidentes", segundo o MP.

Falha no sistema de travas
Ainda de acordo com o MP-RJ, o resultado da perícia técnica apontou falta de manutenção adequada no sistema de travamento das barras de segurança, emendas com pedaços de pano e fita isolante, falta de recursos técnicos na cobertura do painel de controle, além do não cumprimento de todos os itens de segurança do checklist diário. Também foi apontada a necessidade de três operadores para o funcionamento regular da montanha russa. “Deixando de observar as regras técnicas de suas profissões, os engenheiros denunciados, ao permitirem o funcionamento do brinquedo em condições impróprias, com negligência e imperícia, na posição de garantidores, concorreram para o resultado lesivo”, afirmaram os promotores.

Outras denúncias
Em junho do ano passado, a polícia já havia indiciado pelo mesmo crime o diretor operacional e o coordenador técnico da Defesa Civil municipal, responsável pelo parque. Na mesma época, outras denúncias, reveladas pelo Ministério Público, também alertavam para os riscos dos equipamentos. Elas foram encaminhadas ao Ministério Público, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (Alerj) e ao Conselho Regional de Engenharia (Crea-RJ). Como aconteceu Na noite do dia 19 de junho do ano passado, Heydiara Lemos Ribeiro, de 61 anos, caiu de uma altura de 10 metros quando andava no brinquedo ao lado da filha. Elas visitavam o parque com um grupo de amigos de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. A vítima chegou a ser socorrida e levada para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com matéria do G1-RJ

Nota do blog: com o caso encerrado, existem apenas dois futuros para o Terra Encantada a partir de agora. Um deles é algum comprador estar disposto a reformular o parque, que no caso, seria inviável comercialmente pois suas atrações estão seriamente danificadas, assim como sua infraestrutura. O dinheiro para seu quitamento de dívidas e reforma de atrações seria um investimento muito alto. Outro, é o leilão, onde o terreno seria leiloado e em outro parte, suas atrações. O momento agora é de aguardar, e ver o que irá acontecer com o Terra Encantada nos próximos meses.

7 comentários:

  1. Torço que um comprador reforme o parque todo, mas realmente diante da situação atual é difícil isso acontecer mas não impossível. Caso o terreno seja leiloado que pelo menos as atrações principais fiquem em parques do país, a Makaya tem que ficar aqui no Brasil. \o/

    ResponderExcluir
  2. Uma duvida, agora que o caso sobre quem foi culpado pela morte da idosa, o TE meio que foi retirado dos donos, e possivelmente entrará em um leilão, certo? Não sei se sabem mais o Beto Carrero World, tem planos de colocar a MM, no antigo local do trem fantasma, e onde se localiza o segura peão, e o west selvagem, os planos é tematiza-lá como Faísca, companheiro de Beto Carrero!

    ResponderExcluir
  3. Quero o Terra encantada denovo!!!! o Estado do Rio esta necessitado de parque de diversões....Tomara que comprem e reformem...tomara...

    ResponderExcluir
  4. Queria saber qual seria o louco de reformar uma coisa que já tá falida...Acorda galera!! T.E acabou!

    ResponderExcluir
  5. dia 20 manifestção para salva o parque. concentração proprio paruqe, e iremos todos para a defesa civil, hora 13h a 14h. pofavor vamos pessoal porque não o unico parque do rio de janerio vai acabar.

    ResponderExcluir
  6. Quando vai ter manifestação de novo gente?
    To nessa tbm pra salvar o Terra Encantada!

    ResponderExcluir
  7. torço pra que o te seja todo reformado e fique lindo mas se venderam para acabar com o te e fazer predios eu juro mato quem comprou. cara a gente n pode deixar a terra acabar fasao alguma coisa escrevao cartases pelo rio todo fasao protesto em frente ao te n podemos deixar sonhos de vaias pessoas acabar que fas sao esses espalhem pelo face coisas da te e se n de nada serto e os predios forem feitos vamos quebrar tudo e ai n vai ter predio nenhum pq aquele terrreno n foi feito para predios sim pra brinquedos, alegrias,sorisos, vidas, sonhos ,pra uma terrra encantada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir