terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Especial: Fotos exclusivas de dentro do parque mais documentos nunca vistos!

Tudo começou assim: um de nossos repórteres, Leonardo Silva, estava indo para o parque para tirar fotos externas, até que passou um carro da Record perguntando aonde era a entrada do parque, Leo disse aonde era a entrada, mas deu a informação pedindo uma carona. Por fim, ele consegui entrar no parque.

Depois de alguns dias de espera, enfim, o especial completo. Já começo afirmando que são mais de 100 fotos, portanto nem todas serão postadas aqui, somente as de maiores destaque. Todas estarão disponíveis em duas galerias online. (link no final do post)
Começamos pelas fotos:

Monte Makaya: a ferrugem está completamente visível


 Rua Principal

 Tombô: o mato crescente em volta da atração é visível

 Apesar da grama estar seca e mato alto estar se formando no parque, os jardins (como de costume) estão sempre cortados

 Fórmula TE

 Caravela

 Lago: a cor barrenta é predominante

Castelo das Águas 

Corredeiras: tematização visivelmente destruída pelo tempo 

 Corredeiras com a água no final do percurso parada: ótimo criadouro da dengue

 Botes

 Botes

 Monte Makaya, ferrugem visível

 Piuí: A ferrugem consome todo o trilho

 Mais uma: foto do interior do Castelo

 Carros da Aurora

 Carros do Trem Fantasma

Grama seca, ao fundo Aurora 

Grama seca, ao fundo mirantes

Infelizmente o que vemos mesmo é uma situação de abandono no parque, apesar de ainda haver pessoas circulando (poucas), o desleixo é visível.

Andando pelo parque, Leo viu um saco preto próximo a Makaya, ele perguntou a pessoa mais próxima o que era, a mesma respondeu que era lixo, e que se ele quisesse ele poderia pegar.

De curiosidade ele foi verificar o que era. Eram manuais de brinquedos, documentos, projetos, tudo envolvendo a parte administrativa do parque estava naquele sacão de lixo. Ele não conseguiu pegar tudo, mas o que ele conseguiu por na mochila, ele scaniou e me mandou, sim, esses são os documentos nunca vistos que foi citado no título.

 Manual do Fórmula TE

 Parte do manual do Ressaca, brinquedo que atualmente está no Playcenter

 Manual do Chega Mais

 Parte do manual do Tombô

 Manual da Vitória Régia

 Parte aparentemente do manual do Tornado ou do Carrossel

 Parte do manual do Carrossel

 Parte do manual do Piuí

 Parte do manual do Cabhum. No canto inferior esquerdo, há uns dados técnicos dele, no mesmo afirma que o brinquedo teria 55 metros.

 Parte do manual do Chega Mais

 Manual das Corredeiras

 Manual de alguma montanha russa da Zamperla, deduz-se que seja da Aurora

 Manual do Tombô

 Manual de "Bumper Splash". A atração nunca chegou a entrar em funcionamento no parque e ninguém nunca soube que o parque teria adquirido um, mas então por que haveria um manual do mesmo no parque?

 Parte do manual do Simulador

 Planta do Ressaca

 Programa de integração do funcionário, o livreto diz ao empregado como se comportar com os clientes e explica o que tem no parque, os personagens e o que iria acontecer com o parque.


Duas folhas de testes dos brinquedos

Para quem quiser conferir TODAS as fotos tiradas pelo Leonardo, entre nas seguintes galerias:


Bom, esse foi nosso presentão para você, trazendo fotos atuais de dentro do parque e mais algumas raridades!
Prometemos continuar postando quando surgir alguma foto, informação, notícia, etc...
Até mais!

Créditos das fotos: Leonardo Silva

41 comentários:

  1. Poxa que pena, mesmo com o parque interditado tinha esperanças de que ele voltaria um dia
    + desse jeito que ta, é muito dificil mesmo com outra administração, pq teria que ter muita grana pra refazer td. :(

    ResponderExcluir
  2. Como assim jogar os manuais fora????????????!!!!!!!! Agora não tem nem como vender, pelo menos, os brinquedos.
    É triste ver o parque desse jeito, só de lembrar que ja passei muitos aniversários felizes nele e hoje ele ta assim..
    A inauguração dele foi perfeita, com muita tematização e tudo.. e o castelo??? Era o que prometia ser o melhor brinquedo do parque.. pelas fotos dava pra colocar a monte aurora ali sim..
    E os personagens q foram sumindo, as cores vivas q foram se apagando, perdendo o encanto, mas mesmo assim não deixava de ir..
    Nunca esperei dar xau para o Terra, mas acho q chegou essa hora: Xau Terra Encantada!
    "..Um lugar tão cheio de magia, com estrelas soltas pelo chão, acredite nessa fantasia do seu coração. É um mundo novo feito pra você, com um sorriso aberto e cheio de emoção, a felicidade é somente teu, alegria no seu coração. Todo dia um mundo novo vai se abrir e o nosso sonho vai se colorir, abri os olhos que você vai descobrir, sua terra encantada é aqui.." Obrigado Terra Encantada, por me proporcionar momentos que nunca vou me esquecer, momentos mágicos, fantasticos e muito felizes. Pode acreditar, você viverá na memória de cada um que te conheceu..

    ResponderExcluir
  3. poxa, que pena que o Terra Encantada está desse jeito ;/ pensava que os funcionários estavam cuidando de lá

    ResponderExcluir
  4. que triste ver o parque asim, parabéns para vc que consequiu tira as fotos. valeu

    ResponderExcluir
  5. APESAR DE TUDO , EU SOU TEIMOSA E AINDA ACREDITO QE O TE VAI VOLTAR . E VAI VOLTAR COM TUDO (yn'

    ResponderExcluir
  6. Ei, vocês podem postar ou enviar pro email escaners programa de integração com todas as paginas?

    ResponderExcluir
  7. Aquilo não eram os manuais das atrações, são apenas os folders que os fabricantes enviam para os parques quando eles vão comprar as atrações. Geralmente os manuais de operações são livros bem maiores.

    ResponderExcluir
  8. O Playcenter irá investir nesse parque em breve...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo (antipenultimo), essas são só as capas dos manuais, nós só scaniamos as capas!

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe se para todos os parques, a folha de testes é assim?
    Eu trabalho com testes e achei isso MUITO interessante. Isso seria o test plan, e nessa folha está totalmente "porquinho"...
    Claro que é funcional, porém, se fosse um test plan bem feito, seria muito melhor...
    Achei os manuais interessantíssimos também...

    (Mas claro, a situação do parque é lamentável... detesto ver parques abandonados, dá uma dorzinha!)

    ResponderExcluir
  11. Gente é seriooo quando eu entro nesse site e vejo uma noticia dessas bate uma tristeza Uma vontade imensa de chorar , cara quando eu era criança eu senpre queria ir no terra encantada e tal, + senpre quando e ia con meus pais ele tava fechado =/ , entao eu só fui 2 vezes nele ano retrasado e ano passado poxapoxa queriiia tanto que ele voltasse melhor .... ele nao vai voltar + nao ? e esse parque ai PLAYCENTER vai comprar ele ? aonde fica esse parque ? O.O eu nunca ouvir falar , podem me ajudar ? e aod moderadores do Blos peço que me add no msn ... thiago@lulu@hotmail.com

    Obg e ótima tarde

    ResponderExcluir
  12. Playcenter é o parque pioneiro no BRASIL fica localizado na capital paulista ao lado da Marginal Tietê.ja passou por bom bocados tbm... mais enfim aonde saiu esse boato que o Playcenter vai comprar o terra?

    ResponderExcluir
  13. Caralho to com saudade de bater recorde de ida no monte makaya, a ultima vez eu acho que fui umas 15 vezes pq o parque nao tava mt cheio.

    ResponderExcluir
  14. aaii.. que tristesa ver o parque assim
    a ultima vez que eu fui no monte makaya
    eu fui 17 vezes, o parque não tava cheio
    foi muito bom.. e fui 8 vezes no cabum.
    que pena que o parque tá desse jeito, tomare
    que comprem o parque para endireitá-lô !

    ResponderExcluir
  15. Triste porém a verdade o TERRA DEIXA UMA PESSOA MORTA E OUTRA COM SEQUELLA PRO RESTO DA VIDA, ESSA BOSTA TINHA QUE FECHAR MESMO, VERGONHA UM PARQUE ASSIM E QUE A MAKAYA VAI PRO PLAYCENTER PQ É A UNICA QUE PRESTA O RESTO E PRINCIPALMENTE A MONTE AUrora pode apodrecer nesse parque mediocre, que desde sua abertura só prometeu e nunca cumpriu com nada...

    ResponderExcluir
  16. Matéria ficou ótima!
    Mandei uma pergunta lá em fale conosco, responda por favor! =\

    ResponderExcluir
  17. Antônio Marcos Pereira6 de março de 2011 02:45

    Se liguem!!! Infelizmente o Playcenter não tem cacife mais para uma empreitada dessas. O único empreendimento de lazer do Brasil que tem potencial para investir no Terra Encantada e colocá-lo novamente na ativa é o Grupo Beto Carrero World.

    E bem como todas as pessoas envolvidas no setor do entretenimento brasileiro já sabem, o BCW está de olho em boa parte das atrações do TE, seja para reutilizar as peças nas atrações atuais, exemplo: Cabhum > Big Tower, Corredeiras > Império das Águas, como para instalar algumas no parque, exemplo: Chega Mais, Monte Makaya e outras mais.

    ResponderExcluir
  18. Cacife pra manter um parque desses o Playcenter tem, o grupo Playcenter é muito grande.. não trata se de um parquinho qualquer,a diferença é que tudo que tem no RIO voltado ao lazer acaba nisso da ai... Wet'n Wild, A terra encantada,o RIO SÓ SABE TER CARNAVAL, VIOLENCIA, E PRAIA...

    ResponderExcluir
  19. Salvem o Terra Encantada7 de março de 2011 03:37

    Muitas saudades do TE. Poderia voltar tudo a ser como era em 98. http://www.youtube.com/watch?v=xWIPpc56apQ

    ResponderExcluir
  20. Nem é assim não, o RWP ta bombando aqui, e olha que a entrada dele não é nada barata, sem contar que os cariocas são os que mais vão a Orlando, foram muitas coisas que levaram o TE para essa situação atual, não foi falta de interesse dos cariocas não, tenha certeza disso.

    ResponderExcluir
  21. Antônio alí de cima é Paulista, e tá de tpm, revoltadinha...

    ResponderExcluir
  22. O parque não ta funcionando?

    ResponderExcluir
  23. Gente eu acabei de ir Beto Carrero World e fiquei sabendo por funcionário do parque q a monte makaya irá para lá em breve, que já está ate comprada

    ResponderExcluir
  24. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah,eeeeeu queero de volta pra mim ! Tinha vezes que eu ia toooodo dia! Era muiito bom. que triste ve isto assim =/

    ResponderExcluir
  25. muito triste msm,ver o park deste geito nossa fiquei super triste.
    passei enfrente dia 30 de abril de 2011,fiquei emprecionada com o que vi nossa fiquei até sem palavras isso foi pq passei enfrete e estava de onibus e vi o quanto esta acabada.tem um grande murro na frente e antes era a entrada.
    E triste pq nossa eu ia muito no terra encantada,mais sou um pouco temosa e tenho esperanças que ira voltar a funcionar.

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda tenho esperança de que alguma Empresa grande de Parques vai comprar o TE, vai restaura-lo e até mudar o nome do parque.Eu vou ficar na torcida pelo TE novinho em folha.

    ResponderExcluir
  27. acho dificil alguem comprar os brinquedos (ou o própio parque). teriam que restaurá-lo completamente, seria mais vantajoso comprar novos, conevnhamos q ferrugem em maquinas desse tipo é quase perda total... é triste ver um parque assim ter definhado dessa forma... ;/

    ResponderExcluir
  28. parece mesmo, q os representantes do playcenter estão comprando um terreno para fazer um novo parque de diversões. Com atrações de nivel internacional, o que seria maior e muito melhor q o proprio playcenter. boatos dizem que os investimentos passam de 1 bilhão de reais. o jeito é acreditar que seja verdade! yn)

    ResponderExcluir
  29. bem suspeito q seja mesmo, porque o terreno é no RJ. Q_________________Q

    ResponderExcluir
  30. MEU DEUS, eu tb fiquei sabendo dessa *----*
    ta um belo boato mesmo sobre essa loucura de que os investidores do play vão compra la !
    Isso tudo é pra GANHAR MAIS DINHEIRO na epoca das olimpiadas, ou então depois.
    querem contruir um parque maior q o play, q o hopi muito melhor q qualquer outro parque q ja teve no brasil. investimentos muito acima de 1 bilhão como diziam. com mais de 100 atrações (inclusos praças de alimentação, cinemas, zoologicos, e talz) ;
    saiu até uma noticia na tv, q o playcenter tá voltando com tudo nas novidades, com reforma na area interior do parque (looping star, evolution, etc). E disse q o play tem um mistério enorme pro ano que vem, e que não irá ser revelado enquando não for feito os negociamentos certos. o foda de tudo é q tá em boato. se for mesmo verdade, como dizem, vai ser um dos melhores parques do mundo.
    e como atração principal, ja ira ter a maior roda gigante do mundo, com capacidade para 220 pessoas por cabine. isso é incrivel, espero mesmo qseja verdd.
    (*mil perdões em comentar em anonimo, mais é que o meu e-mail tá bloqueado, e nunca da certo pra comentar, então por isso comentei em anonimo)
    O JEITO É ESPERAR MESMO Q SEJA VERDADE TODA ESSA LADAINHA, É QUE VENHA PRA GENTE UMA NOVA TERRA ENCANTADA COM MAIS MAGIA E EMOÇÃO *-*
    beijão a todos da equipe, e fãs do parque. <3

    ResponderExcluir
  31. bem que se houvesse compra seria bom. mais tb, acredito q pouca coisa seria reaproveitada na epoca do acidente, e pa. porque tipo: os brinquedos naquele tempo, ja tavam pra la de fudidos e em má-matutenção. então nada se pode fazer. só pode ser verdade essa de q o play ta comprando. caralho,c for msm verdade, coitado do hopi, betocarrero, e esses outros ''parquinhos'' que vão ser chamados se for msmo verdade todos esses boatos.
    eu também to ligado nessa aí, e fiquei sabendo dessa roda gigante enorme ae. e também de varios cinemas 4D mostrando não só a historia do brasil, e do rio, mais sim mostrando que o brasil é sim uma grande potência. ^^

    ResponderExcluir
  32. AII, AS FOTOS NÃO ESTÃO ABRINDOO.. QUERIA TANTA VER..

    ResponderExcluir
  33. Tbm não to conseguindo ver! Só vejo um triangulo com um ponto de exclamação no meio! Pleases eu qro muuuuit ver essas fotos! Quero postar no meu face tbm e ajudar o pessoal q ta fzndo o abaixo assinado pra q o TE volte! Espero q todos esse boatos positivos pro parque sejam reais e q o nosso TE volte com força máxima pra nos dar muitos momentos de alegria com todos q amamos!!!

    ResponderExcluir
  34. Tbm não to conseguindo ver! Só vejo um triangulo com um ponto de exclamação no meio! Pleases eu qro muuuuit ver essas fotos! ² )))):

    ResponderExcluir
  35. e muito triste ver um parque desse tipo assim que tinha um nome muito forte em todo brasil acabar assim desse jeito tudo enferrujado perca total isso era uma mina de ouro que não foi muito bem aproveitado um erro fatal e fatos que marcarão o nome do terra encantada esse lugar marcou a minha infancia e a vida de milhares de pessoas quando o parque foi inaugurado tudo aquilo parecia ser um sonho eu jamaes iria imagina que eu iria num lugar assim que para mim era um mundo gigantesco e maravilhoso um verdadeiro sonho que agora so nos resta o passado adeus terra até nunca mais ! obrigado por me trazer dias e dias do passado mais ENCANTADO fui!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. Para aqueles que criticam tanto o RIO e nunca conseguem ver nada de errado em SP. O link abaixo é da revista Paulista VEJA:

    www.vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2212/playcenter-acidentes

    Sobre mais informações sobre acidentes em parques de SP é só pesquisar no Google.
    Sobre o estado de violência em que se encontra SP, igualmente, consultem o Google.
    Infelizmente os Paulistas, de forma geral, gostam de esconder as mazelas de SP. Mazelas existem em todos os lugares, precisam ser expostas para serem consertadas.

    Nt.: As fotos não estão sendo carregadas, aguardamos a normalização. Grato.

    ResponderExcluir
  37. As fotos não estão sendo carregadas, aguardamos a normalização. Grato.

    ResponderExcluir
  38. Que Pena que opaque fecho

    ResponderExcluir